Famílias toxicas: Entenda se você está em uma!

Talvez seja difícil para você admitir, talvez seja mais difícil ainda para você reconhecer. Mas a dura realidade é que em alguns casos nós podemos ter sim uma família toxica e essa pode sim impedir o nosso sucesso.

 

Fiquei um pouco relutante em fazer este tema, pois é um tema para se falar por horas e horas, mas acredito que colocar pelo menos o principio desta ideia pode sim ajudar muitas pessoas que estão sofrendo neste exato momento e que não sabem o real motivo.

 

Infelizmente a nossa cultura não nos dá abertura para refletir sobre o tema família, com um olhar mais criterioso e mais analítico, pois a mesma, é instituída bem como um dogma, do qual não se questiona, não se duvida e jamais se abandona.

 

Mas é necessário dizer, que para muitas pessoas, a família tem sim um papel muito toxico e que pode comprometer toda a sua saúde mental e o seu bem-estar. E nestes casos, o mais difícil é a pessoa perceber o quanto ela já está envenenada pela a família e quão é doloroso o reconhecimento desta relação toxica.

 

Se você está lendo este texto, muito provavelmente está buscando respostas para a sua família, ou para a família de alguém querido, mas eu quero que você saiba, que o melhor a se fazer nestes casos tão densos que são os de família, é realmente procurar uma ajuda psicológica para que o processo seja menos doloroso e mais assertivo e que sim, as coisas sejam resolvidas da melhor forma possível.

 

Dito isto, quero deixar claro, que estamos falando de relacionamentos humanos e por isso, não estamos salvos de relacionamento abusivos na esfera familiar, por isso, é importante que você tenha a total certeza que por mais que seja família, ela pode sim cometer um relacionamento abusivo com você e, infelizmente, ter o mesmo prejuízo mental que qualquer outro relacionamento abusivo teria na sua psique.

 

Abaixo tem alguns pontos fundamentais para você compreender se a família que você está criando está se tornando toxica, ou ainda, se a família que você veio é toxica e você precisa compreender que o melhor em muitos casos é realmente se afastar.

 

EM QUALQUER CONVERSA, VOCÊ SENTE QUE ESTÁ SEMPRE ERRADO

Nem precisa ser uma discussão. E a forma de fazer isso pode ser sutil: não precisa ser uma frase direta, como um "nossa, que burro isso que você disse", mas a impressão é a de que você nunca fala nada de bom e está sempre completamente equivocado.

 

QUANDO VOCÊ DISCORDA, VOCÊ É ACUSADO

Isso se chama gaslighting e é o abuso emocional em que o outro faz com que você comece a questionar sua própria compreensão da realidade.

 

CONTROLE DA SUA VIDA

Pode ser a escolha de uma roupa, de um carro, de uma casa. Sua família sempre está com o controle de decisão nas mãos. Como se você nunca soubesse o que está fazendo, pois, não sabe controlar a sua vida e precisa da sua família te dizendo o que fazer ou não.

 

VOCÊ FAZ COISAS CONTRA A SUA VONTADE POR MEDO DO QUE VÃO PENSAR!

Você não quer ir no Natal em família, não quer ir naquele domingo em família, mas sabe que não se comportar conforme eles querem, você será alvo de criticas severas e terá muita gente contra você, por apenas, ter respeitado a sua real vontade.

 

VOCÊ SEMPRE OUVE QUE NINGUÉM VAI TER QUERER ALGUÉM ASSIM

Se a sua família vive falando que você não é uma boa pessoa, que você sempre está errado, que você nunca terá uma vida feliz e boa, repense se esse relacionamento não está sendo abusivo demais com você, até que ponto esse amor familiar está sendo negativo na sua vida.

 

QUANDO VOCÊ ACERTA NÃO FAZ MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO

Aquela sensação de que nada nunca está bom, que não adianta você ter feito as melhores coisas para si mesmo, quando ganha um prêmio, uma promoção ou ainda consegue qualquer conquista a sua família diz que isso não é muito, pois, outro alguém também já fez é uma forma de desanimar e claro, de colocar você para baixo.

 

A CULPA É SEMPRE SUA

Esta é uma das maiores mentiras de uma relação abusiva. Lembre-se que a culpa pelas ações dele nunca é sua. Nunca. Você não "está pedindo". Você não "fez por merecer tudo o que te aconteceu". Não se culpe.

 

VOCÊ NÃO SE ACHA NORMAL

Uma das piores coisas de uma família toxica é quando ela te convence que você não é normal (seja lá o que for isso na concepção deles) e que você é alguém que não merece nada de bom na sua vida. Esse é o pior estrago mental que uma família pode causar em uma pessoa, pois este é muitas vezes o mais irreversível de todos.

 

TE PEDEM TUDO O TEMPO TODO

Se você dorme com o seu telefone ligado, esperando ser acionado por alguém da sua família, cuidado, você está sendo usado como muleta de alguém! Ajudar os familiares deve ser algo natural e de espontânea vontade, se isso não está ocorrendo, ou ainda, se a sua vida profissional, social e amorosa está sendo prejudicada pela a invasão dos seus familiares, chegou a hora de você rever estas relações.

 

Gostou? Quer mais textos? Comente aqui!

 

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |