Entenda de uma vez por todas por que Você não consegue emagrecer

Você é daquelas pessoas que fazem de tudo e não consegue emagrecer? Talvez este texto te ajude a compreender melhor o que pode está acontecendo com você!

 

Você vai na academia, faz dieta, não tem nenhum problema de saúde e não consegue emagrecer de jeito algum? Sabia que pode ser produto do seu inconsciente que está bloqueando todo esse seu trabalho?

Vamos explicar o que pode ser esses fatores inconscientes que estão te prejudicando na hora de perder o excesso de peso.

 

O PESO PODE SER UMA ÓTIMA DESCULPA

Parece estranho, mas é verdade, o excesso de peso pode ser uma desculpa para algumas perguntas chaves em nossa vida:

  • Por que eu não namoro?

  • Por que eu não consigo o trabalho que eu quero?

  • Por que eu não realizo os meus sonhos?

Ter a mesmas respostas para todas as indagações é muito vantajoso, quando as pessoas têm esses ou outros problemas, elas podem justificar com o seu excesso de peso, mas é claro, que de primeira você não vai pensar que é apenas uma desculpa para si mesmo.

 

UMA ILUSÃO PARA O MEDO

Se tem uma coisa que o medo gosta e se alimenta muito é as ilusões que ele vai criando, e claro, se ele tem um elemento físico fica muito mais fácil, o sobrepeso se torna um impeditivo de tentar qualquer coisa nova na vida, ele simplesmente começa a se tornar a maior fonte de alimentação dos medos: “Bom, por enquanto eu ainda não posso, senão posso me machucar.” Se a pessoa perder esse sobrepeso, ela simplesmente terá que enfrentar os medos dela, por isso ele continua com a ilusão de que se um dia ela for magra, ela poderá ser livre. Mas na realidade ela está presa dentro de seus próprios medos.

 

CHAMA A ATENÇÃO DE TODOS

Se tem uma coisa que todas as pessoas procuram nos outros é o amor e a atenção, estar acima do peso faz com que a pessoa seja rodeada de atenção para dietas, preocupações e ajuda das pessoas ao seu redor, ter sempre essa atenção, lembra muito o mecanismo: “Estou doente e preciso de carinho”, o inconsciente da pessoa mantém o peso para que ela se alimente aos poucos dessas migalhas de atenção e assim continue fracassando em todas as suas tentativas de emagrecer.

 

COMENDO AS EMOÇÕES E PENSAMENTOS

Um dos mecanismos de defesa que temos é a compulsão, ela pode ser usada por diversas formas, sendo uma dela a comida. Quando a pessoa come compulsivamente ela na realidade está buscando inconscientemente fugir das suas emoções e dos seus pensamentos, pois a comida dá uma sensação de satisfação e de segurança, liberando ela dos momentos ruins que provocou a compulsão alimentar. O problema é que isso só aumenta com o tempo, ou seja, bem como qualquer compulsão para aliviar os pensamentos e as emoções a pessoa precisa cada vez mais de comida para suportar aquilo que a incomoda.

 

UMA MANEIRA DE SE PUNIR

Outra razão inconsciente que pode existir no caso de sobrepeso é a necessidade que a pessoa tem de punir a si mesma, sendo assim, ela simplesmente entra em um processo de baixa estima e começa a atacar a si como se ela fosse o inimigo. Contudo, o corpo cria uma proteção para esse inimigo, sendo assim, o acumulo de gordura fica paralisado e cada vez mais vai aumentando, pois, a pessoa continua se atacando diariamente.

 

Gostou do texto? Comente a sua opinião!

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |