Os 5 tipos de defesas: Qual é a sua?

 

Se tem uma coisa da qual nós não temos o menor controle é os famosos mecanismos de defesa!

 

Sim, querendo ou não você está cheio deles, mesmo que acredite que não. Mas eles podem ser ótimos por um tempo e depois podem ficar obsoletos e atrapalhar a sua vida.

 

Uma vez criado o mecanismo de defesa, muito dificilmente ele será desarmado sozinho, por isso que o processo que psicoterapia ajuda muito nessa renovação das suas defesas.

 

Se você acha que está no controle, preste bem atenção nos mecanismos e veja quais estão possivelmente controlando a sua vida e você nem percebe.

 

NEGAÇÃO

Você pode considerar este o mecanismo de defesa “Popular” porque aparece por trás de muitos dos outros. Quando você usa a negação, você simplesmente se recusa a aceitar a verdade ou a realidade de um fato ou experiência. “Não, eu não sou responsável pelo o que me acontece” é um bom exemplo;

 

REPRESSÃO

Na regressão, você volta a um estado emocional infantil em que seus medos inconscientes, ansiedades, e “angústia” geral reaparecem. As pessoas também podem mostrar regressão quando retornam a um estado infantil de dependência. Se encolher sob os cobertores quando você teve um dia ruim é uma instância possível.

 

DESLOCAMENTO

No deslocamento você transfere seus sentimentos originais perigosos (geralmente raiva) para longe da pessoa que é o alvo e para uma vítima mais infeliz e inofensiva. O famoso “descontar nos outros”, então veja se você está fazendo isso.

 

PROJEÇÃO

Vamos dar um exemplo bobo. Você sente que uma roupa na qual você gastou demais parece realmente ruim em você. Vestindo a roupa, você entra na sala onde seus amigos olham para você, talvez, por um momento muito longo (em sua opinião). Eles não dizem nada e não fazem nada que na realidade poderia ser interpretado como crítica. No entanto, sua insegurança sobre a roupa (e angústia por ter pago demais nela) te leva a “projetar” seus sentimentos em seus amigos, e você deixa escapar “Por que você está me olhando assim? Você não gosta dessa roupa?”

Em um caso menos bobo, você pode projetar seus sentimentos mais gerais de culpa ou insegurança em seus amigos, ou pior, pessoas que você não sabe que te amam com todas as suas falhas projetadas.

 

FORAMAÇÃO DE REAÇÃO

Vamos dizer que você secretamente abriga sentimentos lascivos em relação a alguém que você provavelmente deve ficar longe. Você não quer admitir esses sentimentos, e sim expressar o oposto desses sentimentos. Este objeto de sua cobiça agora torna-se o objeto de seu ódio amargo. Este mecanismo de defesa poderia ser exemplificado como a obsessão com a pornografia se revertendo em desprezo extremo para todas as coisas sexuais.

 

E aí, o que você achou do texto? Deixe aqui nos comentários a sua opinião, sua sugestão.

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |