Você consegue reconhecer um psicopata?

 

Nada de imaginar aqueles estereótipos de filmes. Os psicopatas existem e estão mais perto do que você imagina!

 

Pode ser da sua família, do seu trabalho e até mesmo o seu grande amor. Entenda que a psicopatia é um transtorno de personalidade e está presente nas pessoas. E não necessariamente vamos ter contato com aqueles crimes horríveis de cinema.

 

É importante que você tenha em mente que este pequeno artigo nãos serve para você diagnosticar seu chefe e muito menos a si mesmo. Então já que aviso foi dado, mãos à obra!

 

AUSÊNCIA DE CULPA

 

Uma característica notavelmente exclusiva nos psicopatas é a capacidade de resistir a punições e castigos. Um psicopata não aprende com os erros, pelo contrário, continua a cometê-los ferindo ou não outras pessoas.

 Desde criança, por exemplo, estes indivíduos demonstram inflexibilidade e teimosia no comportamento após punições dos pais; eles não se importam com os castigos e continuam a ter o mesmo comportamento. Quando castigado, um psicopata tende a repensar maneiras de aplicar o mesmo comportamento e é ainda possuído por um enorme sentimento de vingança.            

                                                                                                                             

Um psicopata não teme a punição por ter a certeza que tudo o que faz tem um propósito benéfico. Quando é denunciado, recusa a reabilitação ou qualquer tipo de tratamento e, na impossibilidade de fugir simula uma mudança de carácter, para mais tarde voltar aos padrões comportamentais que lhe são característicos.

Estes indivíduos jamais sentem remorsos ou sentimentos de culpa - apenas por atitudes não cometidas.

Os psicopatas são pessoas egocêntricas e megalomaníacos que colocam sempre a culpa nos outros. Não apresentam nenhum encargo de consciência.

 

MESTRES DA MENTIRA

 

Para os psicopatas a realidade e a ilusão fundem-se num só conceito pelo qual regem  seu mundo. São capazes de contar uma mentira como se estivessem a descrever detalhadamente uma situação real.

Não mentem apenas para fugirem de uma situação constrangedora, mas pura e simplesmente porque não conseguem viver sem mentir.

O psicopata utiliza a mentira como uma ferramenta de trabalho. Mente com uma atitude completamente neutra e relaxada. Não mente circunstancialmente ou esporadicamente para conseguir safar-se de alguma situação. Ele sabe que está a mentir, não se importa, não sente vergonha ou arrependimento. Mente muitas vezes sem nenhuma justificação ou motivo.

 

EGOÍSMO E EGOCENTRISMO

 

Como psicopatas são incapazes de sentir sentimentos calorosos por outros seres humanos- tais como amor, altruísmo, generosidade, humildade e pena - eles não conseguem amar outras pessoas. Na verdade, o que predomina é um grande sentimento de posse.

Como eles são extremamente egocêntricos não têm a insegurança típica de quem ama, mas sim de um sentimento de posse, na qual a outra pessoa é vista como um objeto que é apenas do psicopata e não deve ser dividido de forma alguma.

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |