Por que os casais se separam com o primeiro filho?

11/01/2017

ENTENDA PORQUE AS CHANCES DE SEPARAÇÃO AUMENTAM APÓS A CHEGADA DO PRIMEIRO FILHO

 

 

Falta de autoconfiança, sentimento de incapacidade e o estresse elevado são as razões do aumento das chances de separação entre um casal logo após o nascimento de um bebê. Esses sentimentos podem progredir até mesmo para casos profundos de depressão pós-parto. Mas porque isso acontece?

 

Qualquer pessoa que já passou pela experiência de ter um filho irá dizer que esse é um processo que muda a vida completamente. Um casal com total autonomia para fazer o que quiser de repente se vê com um outro ser humano totalmente dependente.

Além dessa mudança radical que ocorre na vida do casal, desde o momento da confirmação da gravidez muitas dúvidas surgem na cabeça dos futuros pais. Depois que o bebê nasce então essas dúvidas parecem não ter fim. Principalmente nos primeiros meses, até que os novos pais consigam se adaptar, ganhar confiança e aprendem a lidar com aquele ser pequenino que necessita de tantos cuidados.

Todas essas mudanças na rotina do casal podem levar os novos pais a um nível de estresse elevado e isso acaba desgastando a própria relação entre os dois. A questão é tão séria que tem até uma expressão usada para fazer referência a esses efeitos: baby quake, que em tradução literal seria, bebê terremoto.

Foi pensando nessas questões que Edson Miura e Rafael Abellan, ambos pais e empreendedores, se uniram e criaram um blog com dicas para pais de primeira viagem. Assim surgiu o Manual dos Pais Modernos.

“Sabemos que existem alguns blogs e fóruns de gestantes, mães, porém não tem tanto material feito por pais, com o olhar do homem”, diz Rafael. 

Miura completa dizendo: “Na prática nem tudo é perfeito quando somos pais, aliás, quase tudo pode parecer imperfeito se não estivermos preparados para viver cada parte dessa experiência magnífica”.

Um estudo realizado com 1,4 mil pais e mães pelo Instituto OnePlusOne, do Reino Unido, apontou que cerca de 25% dos casais que participaram do estudo se separaram após a chegada do primeiro filho e 40% desses casais se separaram antes de o bebê completar 3 anos de vida.

Em um artigo intitulado: “From Partnership to Parenthood: A Review of Marital Change Across the Transition to Parenthood”, publicado no Journal of Family Theory & Review pela Dra. Esther S. Kluwer, PHD em psicologia, ela mostra um outro estudo realizado em 1957, quase 60 anos atrás, onde casais já relatavam mudanças drásticas na relação após o nascimento do primeiro filho. O autor desse estudo, E. E. Lemasters afirma que a ideia de se ter um filho é muitas vezes romantizada demais e por isso o casal não se prepara adequadamente para cumprir a função de pais.

Para tudo na vida é preciso se preparar, para ser mãe e pai não é diferente. A proposta do Manual dos Pais Modernos é exatamente preencher essa lacuna e preparar os novos pais para essa fase importante e assim fazer com que eles desfrutem mais intensamente essa etapa da vida. 

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |