Quem está no comando da sua vida?

 

 

Normalmente nós vamos responder que somos o dono de nossas vidas. É comum a gente ter quase certeza disso, mas será que essa verdade é real? Será que você está colocando no outro o poder da sua vida?

 

 

Bem é difícil de dizer se você está ou não colocando a sua vida na mão dos outros, mas é comum a gente ter dentro de nós a expectativa focada no outro. O que o outro vai dizer? O que o outro vai aplaudir? O que o outro quer de mim? O que o outro vai dizer?

 

Normalmente isso ocorre quando estamos buscando uma aprovação ou aceitação no mundo externo e não no nosso mundo interno. É como se nós tivéssemos a necessidade absoluta da validação do outro para que a nossa existência fosse real.

 

Os mecanismos que nos inclinam para este processo são diversos. Normalmente na psicoterapia este é o assunto mais trabalhado, não que ele seja de fácil solução, afinal não existem formulas prontas para pessoas! Pessoas são únicas e, por aí mesmo, já devemos ter a consciência que cada um terá o seu processo de psicoterapia.

 

Vamos ver se você está colocando a sua vida nas mãos dos outros? Responda abaixo sinceramente as perguntas e veja quem está no comando:

 

Meus sonhos

Seus sonhos dependem do mundo externo? O objetivo final é mostrar, provar ou conseguir algo de alguém? Seus sonhos dependem de outras pessoas ou da validação delas? Pode ser que os seus sonhos estejam nas mãos dos outros e infelizmente a probabilidade de você conseguir realizá-los sem frustração é quase nula.

 

Minha felicidade

Sua felicidade é ter uma família? Um relacionamento amoroso? É ser reconhecido? É ser aplaudido? Pois é, muitas vezes colocamos na nossa lista de felicidades itens que são totalmente dependentes dos outros e não de nós mesmos, deixando essa felicidade cada vez mais distante de conseguir.

 

Quem eu sou

Você mudou por alguém? Você deixou de fazer ou falar algo por que alguém te disse que não deveria? Você sente que existe um você antes de algo e um você depois? Você mudou sua aparência física, seus gostos e agora nem sabe quem você é de verdade?  Bem, sinto em dizer que este é um dos maiores desencadeadores de todos os transtornos, seja depressão, ansiedade e afins. Quando você força a mudança, você acaba indo para o polo oposto, dando oportunidade para seu inconsciente criar uma serie de mecanismos de defesa para te reequilibrar e o resultado sempre é desastroso.

 

Pode parecer clichê, pode parecer mais uma frase de autoajuda, mas você precisa entender que você é o responsável por sua vida e seus sentimentos.

 

Que como ser único, você jamais terá seus desejos, sonhos e amor realizados pelo o outro.

 

Só você sabe como quer as coisas e pode cuidar das suas expectativas, pois só você vive aí dentro e sabe como as coisas funcionam ou não funcionam.

 

E aí, vai deixar os outros comandar seu mundo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |