Os Haters e o arquétipo do Jocker

14/09/2016

Ao analisar o perfil dos conhecidos Haters, nascidos do mundo da internet, podemos observar que mesmo com a evolução da nossa comunicação os arquétipos continuam presentes e vão se moldando de forma coerente com a nossa evolução. 

 

O conceito de arquétipos, do jeito que conhecemos hoje, surgiu em 1919 com o suíço Carl Gustav Jung. Segundo ele, os arquétipos são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.

 

Mas o que o senhor Jung tem a ver com a internet e os Haters?

 

Arquétipos seriam como imagens que residem dentro da estrutura do inconsciente coletivo, seriam como modelos de comportamento humano herdados psicologicamente. Temos vários deles: o herói, a mãe, o pai, o curador, o salvador, o deus,o diabo, etc. e esses modelos configuram a forma que nos relacionaremos com o mundo.

 

Haters é uma palavra de origem inglesa e que significa "os que odeiam" ou "odiadores" na tradução literal para a língua portuguesa. 

 

O termo hater é bastante utilizado nai nternet para classificar algumas pessoas que praticam "bullying virtual" ou "cyber bullying"

 

Basicamente, o hater é uma pessoa que simplesmente não está feliz ou satisfeito com o êxito, conquista ou felicidade de outra pessoa. Assim sendo, preferem "atacar" e "criticar" o indivíduo, expondo-o situações comprometedoras publicamente sobre essa pessoa, ou desvalorizando as ações e vitórias do "alvo". 

 

O hater pratica o ato de odiar alguma coisa ou alguém, e, esta expressão, não está diretamente relacionada com a inveja, pois os haters não desejam ser ou possuir algo de alguém, mas sim apenas criticar e desvalorizar outra pessoa perante seu grupo social.

 

Agora pare e pense: O Coringa não tem a mesma ideação? Odiar por odiar e rir de tudo e de todos sem o menor fundamento lógico? Apenas para estabelecer um ódio sem origem definida?

 

Um desses arquétipos é denominado por Jung de Trickster, e o vejo muito bem representado na figura do Hater. Assim como o coringa é um transgressor, um destruidor, um agente provocador do caos e da incerteza e a medida que faz isso oferece uma possibilidade nova àquilo que já esta rígido e cristalizado.

 

É muito importante notarmos que para o desenvolvimento de nosso ser precisamos as vezes sair do campo das garantias e certezas.

 

Quantos casamentos não são mantidos com muito sofrimento apenas por medo do desconhecido? Quantos adultos não ficam travados por não ter garantias em suas escolhas? O trickster quebra com a ordem, e isso de forma alguma pode ser julgado como algo somente negativo, pois é a possibilidade de vida nova.

 

Como vilão ele fortalece o herói. O coringa é muito parecido com o Batman, e um alimenta a existência do outro.  Podemos dizer que na arte eles são aspectos opostos de uma mesma coisa. Ambos agem fora da lei, são incorruptíveis, possuem uma história triste e lutam por seus ideais mais caros. O Batman luta pelo bem e por justiça, enquanto o Coringa luta para mostrar que não há justiça e que as pessoas todas têm seu preço.

 

Esses ideais são completamente antagônicos e a existência de um fortalece a existência do outro, traz crescimento.

 

 

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |