Ansiedade: O transtorno que dá medo!

Todos nós, de uma forma ou de outra, experimentamos ansiedade. Portanto, a ansiedade, por si só, não é um mal a ser evitado. Ficamos ansiosos quando temos alguma coisa importante para resolver; uma prova na universidade, um compromisso inadiável, uma palestra a ser dada. Enfim, há uma série de atividades corriqueiras que podem nos trazer uma certa ansiedade. A ansiedade, contudo, só se torna um problema, quando ela passa a interferir de forma negativa, no andamento normal de nossas vidas. Quando ela se torna constante e incontrolável. Nesse caso, podemos estar desenvolvendo o chamado  transtorno de ansiedade.

 

 

O Transtorno de Ansiedade pode ser uma enfermidade mental séria. As pessoas com esse problema podem desenvolver medos e preocupações estremas que lhes venham causar grande desconforto e sofrimento. Mas como saber se estamos com esse problema, se nossos sintomas fazem parte do conjunto de sintomas que caracterizam o Transtorno de Ansiedade. E o que fazer nesses casos.

Vejamos, primeiro, alguns tipos de  transtorno de ansiedade:


1. Síndrome do Pânico - é uma sensação de medo intenso que surge repentinamente, sem aviso e sem razão aparente. Esse sintoma pode vir, normalmente, acompanhado de suadouro, dores no peito, palpitações, batimentos cardíacos irregulares e também de uma sensação de engasgamento. Muitas pessoas dizem ter a sensação de que estão  tendo um ataque cardíaco. 
 

2. Fobia Social  - Algumas pessoas desenvolvem uma angustiante sensação de estarem sendo julgadas constantemente pelos outros. Sentem-se embaraçadas na presença de outras pessoas e temem comportar-se de forma ridícula. 
  
3. TOC - O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um dos mais conhecidos transtornos dos dias de hoje, pois muita gente famosa já veio a público dizer que padece dessa enfermidade. Caracteriza-se, principalmente, por pensamentos e medos que as fazem desempenhar determinados rituais e rotinas desgastantes emocionalmente, pelas exaustivas repetições  que, às vezes,   o afetado  se impõe. Tais pensamentos são chamados de obsessões e os rituais são as compulsões. 
 
4. Fobia Específica - Esse tipo de transtorno se caracteriza por um medo intenso de alguma coisa especifica, como medo de certos bichos, altura, de viajar de avião  etc. 
 

5. Distúrbio Pós-traumático - um problema que pode aparecer após  um acontecimento traumático; por exemplo, a morte de um ente querido, um assalto,   abuso sexual etc. As pessoas que passam por esses traumas, frequentemente, tem pensamentos apavorantes  que perduram por longo tempo; esses pessoas  tendem a se tornar emocionalmente apáticos. 
  
Os tipos de transtornos de ansiedade descritos acima, são alguns dos mais importantes; mas há, ainda, outros tipos que iremos descrever em outra oportunidade.

 

Vejamos agora,   alguns de seus  sintomas mais característicos. São eles:  

 

- Agitação, medo, pânico

- Pensamentos descontrolados e obsessivos

- Lembranças constantes de experiências traumáticas

- Pesadelos

- Problemas para dormir

- Mãos e pés, frequentemente, suados

- Respiração curta

- Palpitações  

- Náusea

- Tonturas  

- Comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos com excessiva frequência 

- Boca seca  

- Dificuldade de manter-se calmo etc.

A boa notícia, no entanto, é que existem tratamentos para esses problemas, que aparecem cada vez com mais freqüência e em um número cada vez maior de pessoas de todas as idades.

 

Além da consulta normal ao médico de confiança -  existem, hoje, outras formas de tratamento muito eficazes nesses casos. Entre elas, a psicoterapia , a hipnose, e técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, entre outras.

 

Técnicas essas, que não recorrem à utilização de medicamentos, como antidepressivos e que, portanto, evitam  a dependência medicamentosa.

 

Please reload

O que são crenças limitantes?

05.07.2018

Como criamos a Frustração

05.07.2018

Como a ansiedade muda a nossa percepção do mundo?

05.07.2018

Chorar bastante pode fazer bem

05.07.2018

1/4
Please reload

SOBRE O SITE

A ideia deste site é contribuir com informações sobre psicoterapia, psicologia, bem estar e saúde emocional.

 

 A psicóloga Beatriz Brandão atende na região de Moema em São Paulo, no seu consultório de psicoterapia.

 

Seja muito bem-vindo, e espero que você encontre aqui as ferramentas para fazer você compreender melhor o trabalho do psicólogo no processo de terapia e desenvolver o que há de melhor em você.

CONTATO

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Google+ Icon
  • White YouTube Icon

BEATRIZ BRANDÃO

PSICÓLOGA

MAPA SITE

|   CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO | PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO   |  MOEMA | CLINICA PSICOLOGIA  |  ATENDIMENTO PSICOLOGICO | PSICOTERAPIA | PSICOLOGIA | 2017 |